top of page
  • Foto do escritorNo Excuse

Dicas incríveis para o gerenciamento de redes sociais!

O gerenciamento de redes sociais transformou-se em um investimento fundamental a ser levado em conta nas estratégias de comunicação empresarial.

Você sabia que do total do tempo gasto na internet, os usuários passam em média 33% desse período em mídias sociais, segundo pesquisa da Global Web Index? Esse número dá um impacto da importância desses novos canais.

Entretanto, o ROI dessas redes ainda é questionado por céticos que não conseguem relacionar os esforços dedicados a esses espaços com resultados de negócios concretos.

Isso explica um pouco por que algumas empresas ainda hesitam ao investir no gerenciamento, apesar da grande disponibilidade, por exemplo, de ferramentas de monitoramento de mídias em tempo real que ajudam nessa empreitada.





1. Preze sempre pela qualidade

Hoje, todo mundo está nas redes sociais. Exatamente por isso, a não ser que suas postagens agreguem valor único ou se destaquem por algum motivo específico, elas provavelmente passarão despercebidas.

Então, se esses conteúdos não agregarem valor, nem tiverem relevância, eles não conseguirão o alcance desejado.

Dessa forma, você precisa divulgar conteúdo que seja digno de compartilhamentos. Não adianta lançar tudo sem o menor critério. Procure pensar em conteúdos valiosos que respondam a uma pergunta importante para realizar uma boa gestão de redes sociais.

2. Invista no melhor ROI

Tempo é dinheiro. Logo, o modo como você se organiza determinará a eficiência do seu gerenciamento de redes sociais.

Planeje investir seu tempo e recursos financeiros com base nos retornos de cada plataforma social. Qual delas traz o maior ROI: Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram?

Analise isso, verifique os custos e as taxas de conversão dos canais de comunicação e compare-os. No fim das contas, um ótimo caminho para gerenciar redes sociais é investir naquele que apresenta os melhores resultados.

3. Use dados para definir seu cronograma de postagem

Não existe um horário universal para postagens que qualifique uma boa gestão de redes sociais. Nem teria como haver, visto que os públicos-alvo variam a cada empresa.

Portanto, se você está seguindo horários recomendados e deixando de monitorá-los, provavelmente está perdendo alguma oportunidade.

Uma dica interessante é testar publicações em horários diferentes. Feito isso, identifique quais dias e quais intervalos de tempo geraram o maior engajamento, e considere-os, por fim, em sua programação regular.

4. Evite postar demais ou de menos

Frequência de postagens na gestão de mídias sociais é um assunto que nunca tem fim.

Mais uma vez, não há uma frequência universal que funcione para todos. Dessa forma, prestar atenção em métricas é uma excelente maneira de obter insights a respeito do assunto.

De qualquer forma, independentemente da conclusão a que chegar, só não exagere nas postagens. Se você for considerado spam (ou chato), não há como voltar atrás.

5. Faça-se presente e lembrado

Use hashtags estrategicamente e mencione (usando @) regularmente as pessoas que importam nos posts.

A falta desses comportamentos básicos pode deixar um furo no seu engajamento ou no fluxo constante de tráfego.

Dessa forma, se você estiver criando uma hashtag de marca, use algo fácil de dizer ou soletrar. Deve ser algo que fique proeminente nos banners do seu evento e que, provavelmente, vá chamar atenção e ficar na memória das pessoas.

Por fim, é importante reforçar que as hashtags devem ser usadas de forma estratégica, pois seu uso excessivo pode ser prejudicial. Além disso, o Instagram, por exemplo, bane a utilização de algumas delas, o que pode atrapalhar o alcance das publicações.

Você também pode usar ferramentas de monitoramento de mídias sociais para rastrear suas hashtags e participar das conversas que as mencionam.

6. Interaja e faça networking

Sem motivação, consumidores normalmente não se envolvem de forma espontânea com sua marca.

Nesse contexto, existem milhares de conteúdos online sem intuito comercial que podem ser positivos para o engajamento e que atraem a atenção. Se você deseja que seus clientes potenciais engajem com sua marca, tente iniciar conversas. Portanto, interaja e faça networking.

5 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page